Na última quinta-feira, 05 de novembro, a Expocacer, uma cooperativa de produtores de café do Cerrado, revelou os grandes destaques da sua safra 22/23 durante uma cerimônia emocionante realizada em Patrocínio-MG.
A cerimônia foi conduzida pela renomada cerimonialista e jornalista Mônica Cunha e contou com a presença de cooperados, colaboradores, parceiros comerciais, representantes institucionais e membros da imprensa.
A Expocacer se tornou a pioneira entre as cooperativas do Sistema Região do Cerrado Mineiro (RCM) ao apresentar os produtores que competirão pelo prêmio regional, que está marcado para acontecer em Uberlândia no dia 30 de novembro.
Durante a cerimônia de abertura, o Presidente da cooperativa, Fernando Nogues Beloni, enfatizou o compromisso da Expocacer com a promoção da produção de café de alta qualidade, sempre com um olhar atento para a sustentabilidade. “Temos orgulho de fazer parte deste esforço para incentivar a produção responsável e de qualidade. Mudamos nossa abordagem ao classificar os cafés armazenados, agora identificando lotes com potencial para café especial. Quando encontramos esses lotes, entramos em contato com os produtores para discutir a possibilidade de comercialização. Nesta safra, conseguimos identificar mais de 1.200 sacas de café de nossos produtores com pontuações superiores a 90 na tabela SCAA.”
A Etapa Campeões da Expocacer faz parte da 11ª edição do Prêmio Região do Cerrado Mineiro, que engloba outras cinco cooperativas do Sistema RCM.
Neste ano, a cooperativa bateu um recorde ao receber um total de 214 amostras de café para o concurso, superando todas as edições anteriores.
Além dos vencedores, a cerimônia também marcou o lançamento da nova identidade de marca da ExpoCafé, apresentada por cooperados, colaboradores e diretores da cooperativa.
Durante o evento, o Presidente Beloni e a Vice-Presidente da Expocacer, Mariana Heitor, entregaram certificados de participação aos 10 finalistas de cada categoria.
A Gerente de Cafés Especiais da cooperativa, Sandra Moares, foi responsável por anunciar os campeões, explicando todo o processo de recebimento de amostras, mapeamento de qualidade e destacando as características de cada café vencedor.
Os primeiros colocados de cada categoria receberam uma bonificação no valor de R$ 5.000.
Categoria Cereja Descascado:
A surpresa marcou o anúncio dos campeões na categoria Cereja Descascado (CD), com novos nomes de produtores ocupando as primeiras colocações:
1° lugar – Luciano Rodrigues Carneiro – 2° lugar – Elesandra Beloni – 3° lugar – Cláudio Nasser
Categoria Natural:
A categoria Natural também viu novos produtores de café especial se destacando, incluindo José Augusto Guimarães, um novo cooperado que, em menos de um ano de associação com a cooperativa, conquistou o primeiro lugar:
1° lugar – José Augusto Guimarães – 2° lugar – Amanda Elizandre Galheri Bontempo – 3° lugar – Maria Soraia Guimarães
Fermentação Induzida:
A premiação na categoria de Fermentação Induzida incluiu um reconhecimento duplo, com Deyvid Oliveira Leandro conquistando não apenas o primeiro lugar como produtor, mas também o Troféu Coffee Maker, dedicado aos profissionais responsáveis pela qualidade da fazenda:
1° lugar – Deyvid Oliveira Leandro – 2° lugar – Joelma Ferreira – 3° lugar – Virgínia Helena Crivelente Ferrero
Premiação Coffee Maker:
O momento esperado da premiação Coffee Maker destacou o trabalho fundamental realizado pelos colaboradores e equipes responsáveis pela qualidade dos lotes premiados nas primeiras colocações de cada categoria. Em reconhecimento, eles receberam medalhas e bonificações em dinheiro. Os Coffee Makers da noite foram:
Categoria Cereja Descascado:
Marquinho do Cerrado
Categoria Natural:
Josué Couto
Categoria Fermentação Induzida:
Deyvid Oliveira Leandro
Patrocinadores e Parceiros de Sucesso:
A Expocacer contou com o apoio de patrocinadores e parceiros de longa data, incluindo: Sebrae, Sucafina, Palini Alves, Sicoob Credicopa, Totvs, Atma, Irrigagiro, Stonex e Sicred.
Assista abaixo: